O novo consignado chegou! Faça sua simulação e garanta as melhores taxas.

Simule aqui! >>
Atualização da NR-1: entenda a inclusão dos riscos psicossociais e os impactos para sua empresa

Recursos Humanos

13 minutos de leitura

Atualização da NR-1: entenda a inclusão dos riscos psicossociais e os impactos para sua empresa

Saiba o que muda com a atualização da NR-1 e veja como implementar as novas regras na sua empresa.

A saúde e proteção dos colaboradores têm sido discutidas há muitos anos no Brasil. Com as atualizações da NR-1, foram criadas regras como local adequado para desenvolver as atividades, uso obrigatório do equipamento de proteção individual (EPI), e outras medidas que garantem a integridade física no local de trabalho.

Até 2024, o foco da norma era somente a saúde física. Agora, com a última atualização da NR-1, que entrará em vigor em maio de 2025, a saúde mental também é um princípio para a segurança do trabalho.

Neste texto vamos descobrir o que muda com a nova NR-1, quais são as novas regras e o que as empresas precisam promover para garantir um ambiente de trabalho mais seguro para os seus colaboradores. 

O que é a NR-1?

A NR-1 é a primeira das normas regulamentadoras (NRs) e tem como objetivo estabelecer princípios e diretrizes gerais para a criação e implementação de um ambiente de trabalho seguro e saudável. Ela define medidas preventivas para redução de riscos e garante boas práticas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no Brasil.

Ela se aplica a todas as empresas que têm empregados regidos pela CLT — independentemente do setor ou porte — e detalha as responsabilidades dos empregadores para criar um ambiente de trabalho que promova:

  • programas de prevenção de acidentes, com foco em identificar e mitigar riscos antes que eles aconteçam;
  • treinamentos adequados para capacitação, para garantir que todos estejam prontos para atuar de forma segura;
  • análise de riscos, para identificar possíveis ameaças à saúde e segurança dos trabalhadores.

Quais são as competências da NR-1?

O objetivo da NR-1 é transformar o ambiente de trabalho em um local seguro e saudável. Para isso, foram criadas competências, como:

  • diretrizes para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO): estabelece a obrigação de identificar, avaliar e controlar riscos no ambiente de trabalho de forma contínua; 
  • define os principais termos e conceitos utilizados na legislação de segurança e saúde no trabalho: cria o regulamento necessário para facilitar a interpretação e implementação dessas normas em diferentes áreas;
  • obrigatoriedade de requisitos mínimos para treinamento dos trabalhadores: determina que as empresas devem oferecer capacitação aos funcionários, o que garante que cada colaborador receba um certificado oficial ao final do treinamento. 

O que mudou na NR-1 em 2024?

As atualizações da NR-1 em 2024 ocorreram para reforçar a segurança e a saúde dos trabalhadores. Um dos principais avanços foi a ampliação das diretrizes sobre o GRO

Na prática, isso significa que as empresas agora precisam adotar processos constantes para identificar, avaliar e controlar a possibilidade daquele ambiente ser um local que cause riscos ao trabalho ali executado.

Essa mudança também fortalece a cultura de prevenção, que exige que as instituições criem sistemas de monitoramento e desempenho para acompanhar as condições de trabalho. Assim, é possível mensurar se os processos precisam de reestruturação ou se tiveram um avanço positivo.

Pela primeira vez, a saúde mental entrou na pauta da NR-1, com destaque para riscos psicossociais. Fatores como estresse, assédio moral e sobrecarga de trabalho passaram a ser oficialmente reconhecidos como elementos que impactam a saúde dos trabalhadores

Agora, as empresas devem implementar medidas, como: 

  • treinamento para preparo dos gestores ao lidar com a saúde mental da equipe;
  • gerenciamento das divisões de trabalho para evitar a sobrecarga entre os colaboradores;
  • criação de iniciativas para manter o equilíbrio e um ambiente mais saudável, como políticas de apoio psicológico, benefícios flexíveis e ações preventivas. 

Outra mudança importante foi na revisão e padronização dos termos e definições no Anexo I da NR-1. Agora as finalidades da norma são mais objetivas, o que facilita a interpretação e aplicação no dia a dia. 

O que mudou na NR-1 para 2025?

A partir de 25 de maio de 2025, todas as empresas são obrigadas a implementar um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) atualizado, conforme previsto na NR-1, incluindo a gestão de riscos psicossociais.

Na prática, isso significa que as empresas deverão: 

  • adotar políticas contra assédio moral e burnout, o que previne impactos negativos na saúde mental dos colaboradores;
  • controlar os riscos ocupacionais, com acompanhamento dos níveis de estresse e esgotamento mental no trabalho;
  • adotar estratégias concretas para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para seus colaboradores.

Mas essas mudanças não vão ocorrer do dia para a noite. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criou um prazo de adaptação até a data de implementação obrigatória. Essa medida, definida pela Portaria MTE n.º 1.419, de 27 de agosto de 2024, permite que as empresas ajustem seus processos sem impactos negativos em suas operações.

Quais os impactos das mudanças da NR-1 nas empresas?

Com a atualização da NR-1, as empresas precisarão reestruturar seus processos internos relacionados à segurança e saúde no trabalho.

A principal mudança é a obrigatoriedade do PGR atualizado, que agora inclui a gestão de riscos psicossociais. Isso significa que será necessário:

  • revisar suas políticas e práticas internas para garantir conformidade com as novas exigências;
  • identificar potenciais ameaças ao bem-estar dos trabalhadores, como estresse ocupacional e sobrecarga;
  • implementar medidas preventivas para reduzir esses riscos.

Outro impacto direto é a necessidade de investimentos em uma cartela de benefícios relacionados à saúde e bem-estar. A pesquisa Hábitos e Impactos da Saúde Financeira dos Trabalhadores de 2024, promovida pela SalaryFits, mostrou que:

  • 79% dos colaboradores valorizam muito benefícios associados à saúde;
  • 67% valorizam os benefícios associados ao bem-estar físico e mental;
  • 66% exaltam aqueles que podem ser estendidos para a família.

Além disso, não podemos deixar de falar da capacitação. Agora, gestores e colaboradores devem ter os caminhos necessários para identificar e gerenciar riscos psicossociais, como burnout e assédio moral. 

Essa qualificação contínua ajuda no cumprimento da norma e contribui para um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e alinhado às melhores práticas de gestão de pessoas, o que reforça a cultura organizacional da empresa.

Também é preciso atenção! O descumprimento das novas exigências pode gerar penalidades. Empresas que não adequarem seus processos às mudanças da NR-1 estarão sujeitas a multas e outras sanções previstas na legislação. 

Isso reforça a importância de um planejamento estratégico para a adaptação às novas normas, a fim de evitar prejuízos financeiros e riscos à reputação corporativa.

Então, uma coisa é certa: as empresas precisam encarar a atualização da NR-1 como uma forma de aprimorar sua gestão de segurança e saúde no trabalho para ter um ambiente mais seguro.

Como as empresas podem evitar problemas com a atualização da NR-1?

Agora é o momento de pôr a mão na massa! Separamos dicas práticas para que todos os requisitos das novas diretrizes da NR-1 sejam cumpridos, como:

  1. realizar uma avaliação interna: auditorias internas ajudam a identificar lacunas nos processos atuais e ajustar as políticas de segurança e saúde ocupacional antes da implementação obrigatória do PGR;
  2. mapear os riscos psicossociais por meio de questionários: priorizar quais riscos psicossociais são mais relevantes para os colaboradores da empresa;
  3. criar ou atualizar o PGR: deve considerar os riscos físicos e psicossociais. Essa inclusão é importante para promover um ambiente mais equilibrado e saudável;
  4. capacitação contínua das lideranças e equipes: treinar as pessoas é o que garante um bom preparo para aplicar as novas diretrizes e lidar da melhor forma possível com os desafios da segurança ocupacional;
  5. desenvolver um plano de saúde mental com a participação de todos da organização: dentro dele, criar programas com apoio psicológico e ações de prevenção;
  6. monitorar os processos estabelecidos: acompanhar os indicadores de desempenho atualizados para avaliar se, de fato, as ações adotadas trazem bons resultados ou precisam de melhorias.

Fato é que, as empresas que cumprem a legislação, reforçam sua cultura organizacional, aumentam o engajamento dos colaboradores e reduzem custos por afastamentos ou turnover.

Benefícios estratégicos: um diferencial para a adaptação à NR-1

Uma forma prática de apoiar esse processo é investir em benefícios estratégicos que melhorem o bem-estar dos colaboradores. Esse é o diferencial da SalaryFits.

Nossa plataforma multibenefícios conecta empresas a soluções financeiras acessíveis de uma forma Super Fácil: permite que os colaboradores tenham mais controle sobre sua saúde financeira — um dos principais fatores de estresse no ambiente de trabalho. 

A pesquisa da SalaryFits mostrou que, em decorrência dos problemas financeiros, 52% dos colaboradores tiveram aumento do estresse na vida pessoal e 46% relataram exaustão extrema (burnout) no trabalho.

Mas para cada dor de cabeça, nós temos uma solução:

  • adiantamento salarial para evitar dívidas e imprevistos financeiros;
  • benefícios flexíveis, adaptáveis às necessidades individuais dos funcionários;
  • clube de descontos e cashback, ampliando o poder de compra do colaborador.

Oferecer benefícios relevantes impacta diretamente a satisfação e o engajamento da equipe, o que contribui para um ambiente organizacional mais saudável e alinhado às exigências da NR-1.

Agora que você já sabe que a atualização da NR-1 traz mudanças importantes para o mercado de trabalho, pode pensar nas ações imediatas dentro da sua empresa. Garantir a conformidade com as novas diretrizes é uma obrigação legal, mas também uma responsabilidade com a proteção da saúde e da segurança dos trabalhadores. Com o prazo para implementação obrigatória se aproximando, você precisa, desde já, revisar seus processos internos, atualizar o PGR e capacitar suas equipes para todos estarem alinhados às novas exigências.

Não deixe para a última hora! Sua empresa pode iniciar agora o processo de adequação. Entre em contato com a SalaryFits e saiba como podemos ajudar.

Restou alguma dúvida?

Confira as respostas para as principais dúvidas sobre a atualização da NR-1.

O que é a NR-1?
A NR-1 estabelece diretrizes gerais sobre segurança e saúde no trabalho para empresas com empregados regidos pela CLT.

Qual foi a última atualização da NR-1?
A atualização de 2024 incluiu o gerenciamento de riscos psicossociais, como estresse e assédio moral, no escopo da norma.

O que vai mudar na NR-1?
A partir de maio de 2025, todas as empresas deverão ter um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) atualizado, incluindo riscos psicossociais.

Compartilhe este post


Por Julia Silva

Última atualização em 17 de março de 2025

13 minutos de leitura

Histórias relacionadas